quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

D. PAIO PERES CORREIA NA INTERNET E NA TOPONÍMIA

O nosso estudo de D. Paio Peres Correia vem já de há várias décadas, de quando não havia Internet nem computadores. Publicámos várias artigos sobre ele na imprensa barcelense e mais recentemente colocámo-lo também on line. Veja-se:
http://www.eseq.pt/sites_de_terceiros/trab_profs/paio_peres.htm
http://professores-com-alexandrina.blogspot.com/2007/03/paio-peres-correia-na-conquista-de.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paio_Peres_Correia
Parte deste artigo foi traduzido para as Wikipédias espanhola e inglesa.
Com algum fundamento no nosso trabalho, ou não, o certo é que cresceu, ao que aprece, o interesse popular por esta figura, a ponto de o seu nome ser atribuído a uma escola e de em Samora Correia lhe terem erguido uma estátua.
Há muitas terras, especialmente de além-Tejo, que o lembram na sua toponímia: Setúbal, S. Sebastião, Paio Pires, Samora Correia, Aljustrel, Messejana, Tavira, Silves, Loulé, Estombar e certamente outras. Também em Lisboa há uma rua com o seu nome, outra em Galiza (Estoril) e outro tanto se passa na sua terra natal, Monte de Fralães.
Em Triana, Sevilha, há a Calle Pelay Correa; mas nas proximidades exsitem mais quatro calles e um Camino del Molino de Pelay Correa; na zona de Badajoz, existem duas calles Pelay Pérez Correa.
Agora uma curiosidade: há anos, o Presidente da República Portuguesa foi a Salamanca, onde há qualquer monumento a D. Paio Peres Correia. O cônsul português da cidade quis falar disso ao seu Presidente, mas não sabia nada sobre o homem. Então pediu informação a um seu antigo condiscípulo, que era nosso colega. Este, por sua vez, falou-nos do caso e pediu-nos uma separata para enviar ao cônsul. Penso que o Presidente da República terá então tido oportunidade de ouvir falar do conquistador do Algarve, via um escrito nosso.

Sem comentários: